- O mercado de touro de 2017-18 de moedas criptográficas deixou milhões de investidores amadores altos e secos quando a bolha rebentou
- Olhando para trás, havia vários sinais de que aquele mercado estava a ficar fora de controlo.
- Quais são os sinais de que as cadeiras musicais estão prestes a parar e você deve considerar vender?
Num sentido técnico, os topos de mercado nem sempre são fáceis de identificar na altura. Em retrospectiva, você pode facilmente ver a vela que significava que a festa tinha acabado, mas não normalmente quando ela acontece. O mercado de touro de moeda criptográfica 2017/2018 foi muito semelhante, com apenas os educados e experientes percebendo que 20.000 dólares era o lugar onde a Bitcoin Loophole provavelmente iria chegar ao topo – o que era muito pouco.
Existem outras características de um mercado, no entanto, que podem ser muito mais indicativas de quando as cadeiras musicais podem estar prestes a parar. Para isso compilamos uma lista de sinais que isoladamente podem não indicar que um mercado de touro de moeda criptográfica está prestes a terminar, mas que juntos podem funcionar como indicadores muito claros, especialmente quando combinados com o tipo de ação de preços que vimos no final de 2017 e início de 2018.
Leia, aproveite…e lembre-se.
Intercâmbio de registros Backlog
Uma característica do auge do mercado de touro de moedas criptográficas de 2017/18 foi que as trocas de moedas criptográficas como Coinbase e Binance estavam tão sobrecarregadas com novas inscrições que tiveram de fechar inscrições e abrir pequenas janelas onde podiam lidar com o influxo. Muitas pessoas assumiram que esta pilha de dinheiro à espera de entrar no mercado iria manter a festa. E não foi assim.
Eles também falharam quando Bitcoin fez grandes movimentos, algo que nós continuamos a ver até hoje. As bolsas deveriam ser capazes de lidar melhor com o aumento de novos participantes no mercado da próxima vez, mas seus períodos de inatividade durante as pesadas sessões de negociação mostram que talvez sua infra-estrutura ainda não esteja à altura da tarefa.
Atenção da Mainstream Media
A subida do Bitcoin durante 2017 garnere
d alguma atenção na imprensa, mas só quando ultrapassou os 10.000 dólares é que o ímpeto realmente começou. A cobertura constante que se seguiu em todo o mundo levou a um afluxo de novas pessoas que queriam um pedaço da ação, o que fez com que o preço subisse ainda mais. Um artigo agora famoso do New York Times intitulado Everyone Is Getting Hilariously Rich and You’re Not marked the absolute peak of the 2017/18 cryptocurrency bull market.
O mesmo acontecerá novamente com o próximo mercado de touro de moedas criptográficas, embora por 10.000 dólares em 2017 tenha lido 20.000 dólares em 2020/21. Depois de quebrar $20.000 a cobertura irá diminuir um pouco, embora se o preço continuar a marchar mais alto, então a cobertura e o clamor irá aumentar mais uma vez. Fique atento a artigos como o do New York Times para saber quando o topo está próximo.
Você quer uma boa dica…
A famosa história que o pai de John F Kennedy sabia para sair da bolsa de valores em 1929 porque o seu engraxador de sapatos lhe dava dicas de ações se confirma hoje.
No final de 2017 não se podia mudar para as pessoas que falavam de Bitcoin e Blockchain. Baristas, motoristas de táxi, pessoal à espera – o que você quiser, eles estavam a comprar. Este é um sinal claro e definitivo de um topo de mercado: quando as pessoas que nunca ouviram falar dele estão a comprar, é hora de sair.
Envolvimento das Celebridades
Alguns argumentam que Katy Perry, por si só, caiu no mercado de touro de moedas criptográficas quando ela colocou uma foto no Instagram de suas „garras criptográficas“ em janeiro de 2018 – unhas decoradas com os símbolos das moedas criptográficas. Isto pode ser duro, mas certamente foi simbólico, já que o mercado começou o seu colapso muito pouco tempo depois.
Perry não estava sozinho, no entanto. Uma pletora de atenções em busca de celebridades com o pé na mania da criptografia, de Steven Seagal a Paris Hilton. Quando as celebridades se envolvem em massa, geralmente é um sinal de que você precisa fazer o oposto.
Transações que demoram horas
Algo que pode não ser tão relevante durante o próximo mercado de touro de moedas criptográficas, embora já tenhamos visto evidências de que possa ser, é a queda de certas correntes de bloqueio e as taxas de processamento resultantes. As redes Bitcoin e Ethereum não estavam preparadas para a investida que as suas redes receberam em 2017, resultando em transacções que demoraram horas e por vezes dias em vez de minutos, com apenas os tecnicistas a serem capazes de acelerar as suas transacções.
Será que as coisas serão diferentes na próxima vez? O Bitcoin não é fundamentalmente diferente do que era em 2017, então há toda expectativa de que ele ficará entupido quando as coisas ficarem demais para ele, enquanto a recente loucura da DeFi mostrou que em seu disfarce atual o Ethereum irá vacilar novamente.
O Ethereum 2.0 deve ser lançado no pico do próximo mercado de touro de moeda criptográfica, o que significa que ele será capaz de lidar muito melhor com o que virá no seu caminho.
A outra diferença, claro, é que haverá mais moedas no mercado da próxima vez, o que irá diluir a concentração em Bitcoin e Ethereum, mas todos os olhos estarão voltados para estes dois, e especialmente para Bitcoin, para saber quando há tantas pessoas tentando passar pela porta da frente que é hora de sair pelas traseiras.
Dominando um Mercado de Touros em Cryptocurrency Bull
Esta lista não é exaustiva, mas deve ajudá-lo a ter uma ideia do estado emocional de um mercado e dos seus participantes quando uma bolha está prestes a rebentar.
Estes tipos de sinais aparecem em todos os mercados de touros, independentemente do activo ou mercadoria, e o próximo mercado de touro de moedas criptográficas não será diferente. A ganância e FOMO trarão os últimos 10%, os 10% que acabam segurando o bebê, por isso é vital sair antes que os touros comecem a bater nos portões.
Pode haver outros sinais de um mercado de touros com moeda criptográfica que não podemos prever com antecedência, mas eles carregarão o mesmo sentimento que os listados acima. Portanto, deve ficar bem claro quando for a hora certa para entrar, vender e se mudar para o Caribe, em vez de arrastar suas sacolas de altcoin no supermercado do orçamento para os próximos dois anos.